domingo, 30 de junho de 2013

Aplicativo para celular e tablet testa alunos para o Enem e vestibulares

A mania moderna de mexer no celular pode ser uma grande aliada para quem está às vésperas de prestar o vestibular. O ambiente tecnológico, cada dia mais inovador, também tem espaço garantido para a educação. Pensando nisso, a empresa mineira EI&T (Educação, Inovação e Tecnologia) desenvolveu um aplicativo, o AppProva, que une diversão e conhecimento em apenas alguns cliques.
A ferramenta, disponível gratuitamente para smartphones e tablets, é um jogo interativo, que apresenta um quiz de perguntas e respostas – são quase 10 mil questões baseadas no conteúdo das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e dos principais vestibulares do país.
"Os questionamentos sobre o uso da tecnologia como ferramenta de auxílio na educação bem como aqueles sobre a utilização de redes sociais pelos adolescentes nos instigavam a modelar uma solução que aproveitasse o grande tempo despendido nessas redes. Ao observarmos o comportamento das pessoas em diversos jogos sociais percebemos que a interação social se tornava mais importante do que gráficos ou enredos complexos. Por fim, havia a familiaridade com um problema de difícil solução enfrentado pelas instituições de ensino: identificar as falhas sistemáticas de uma 'safra' de alunos antes da realização do vestibular uma vez que, na maioria dos casos, essa era a única vez em que eles eram expostos aos seus concorrentes", falou João Guilherme Gallo, diretor executivo da EI&T, sobre a ideia de desenvolver o dispositivo.
...

A parceria tecnologia e educação

Para Harley Sato, autor e professor do Sistema Anglo de Ensino de São Paulo, nos dias atuais, não dá para pensar em educação sem tecnologia. No entanto, Sato chama atenção para o fato de que é preciso ficar atento ao teor pedagógico dessas ferramentas, "do contrário, vira Playstation".
O professor Gilberto Alvarez Giusepone Jr., especialista em Enem e diretor do Cursinho da Poli (SP), também considera as inovações tecnológicas como grandes parceiras da educação, e avalia a funcionalidade do aplicativo que já conquistou a turminha geek.
"É uma boa ferramenta e, de fato, ajuda na preparação do aluno. O fato de ser um jogo lúdico também aumenta o interesse. Sempre recomendamos que o aluno se exercite, faça simulados e provas dos anos anteriores como dinâmica de estudo. Achei interessante o fato de aparecer uma tela orientando o aluno sobre o que estudar quando ele não acerta uma questão", falou Giusepone, que também deixou uma dica aso estudantes. "Os vestibulares mudam ao longo do tempo. É bom o aluno ir atrás de vestibulares com até cinco anos. O programa não informa o ano dos vestibulares", avaliou.
João Guilherme Gallo explicou como foi elaborado o quiz do AppProva:
"Cada questão foi analisada por uma equipe de professores que identificam os conteúdos, habilidades e competências necessárias para resolvê-la. Inicialmente foram selecionadas questões do Enem e, em seguida, buscou-se manter um equilíbrio na distribuição geográfica das fontes bem como no modelo de questões, mais conteudistas ou mais interpretativas e de raciocínio".
http://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/05/29/aplicativo-para-celular-e-tablet-testa-alunos-para-o-enem-e-vestibulares.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário